Análise Clínicas - Análise de Produtos - Prólab Biotecnologia

Empresa

Certificações

Define-se Acreditação/Certificações como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços ou produtos.

Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo independente especializado em normas técnicas daquele setor, de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. As acreditações certificam as instituições que demonstram possuir ações/processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento baseados nas melhores práticas internacionais vigentes. 

A definição de acreditação contida na norma 17011:2005 significa que organismos independentes (organismos acreditadores) executam uma verificação imparcial da competência dos OACs (Organismos de Avaliação da Conformidade) para executarem atividades de avaliação da conformidade, transmitindo confiança para o comprador e às autoridades reguladoras sobre os produtos, processos ou serviços avaliados.[1]

Segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17011:2005 - Avaliação de conformidade – Requisitos gerais para organismos de acreditação; a definição de acreditação é "atestação de terceira-parte relacionada a um organismo de avaliação da conformidade, comunicando a demonstração formal da sua competência para realizar tarefas específicas de avaliação da conformidade".

INMETRO

INMETRO NBR ISO / IEC 17025 - Uma acreditação de peso

A aplicação da NBR ISO/IEC 17025 é de grande relevância, pois confere valor diferenciado aos Relatórios de Ensaios emitidos por laboratórios, cuja competência técnica é reconhecida por um organismo de credenciamento, no caso do PróLab Biotecnologia, o INMETRO. Esse reconhecimento, além de garantir rígidos padrões de qualidade, garante também rigorosos mecanismos de utilização das mais modernas técnicas, equipamentos calibrados e, especialmente, massivo treinamento de pessoal. Além disso, as normas ISO levam em consideração o cumprimento de normas e legislações relacionadas a proteção e uso sustentado do meio ambiente. Por consequente, um ensaio realizado em uma empresa acreditada, agrega muito valor a análise e aos produtos analisados, pois 100% de tudo que fazemos esta em conformidade com todos os protocolos internacionais de proteção ao meio ambiente. PróLab Biotecnologia, em ultima análise, a melhor análise.

[Escopo de acreditação - INMETRO, clique aqui]

REBLAS

A Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) é constituída por laboratórios analíticos, habilitados pela ANVISA.

A Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde - REBLAS é constituída por laboratórios analíticos, públicos ou privados, habilitados pela ANVISA, capazes de oferecer serviços de interesse sanitário com qualidade, confiabilidade, segurança e rastreabilidade. A Habilitação concedida relaciona o Código REBLAS ao endereço e ao escopo analítico do laboratório e seus critérios são estabelecidos pela RDC nº 12, de 16 de fevereiro de 2012. “A Rede tem por finalidade oferecer análises com qualidade, confiabilidade e rastreabilidade”. Com o novo regulamento, os laboratórios que quiserem fazer parte da Rede terão que cumprir dois requisitos: possuir Alvará ou Licença Sanitária expedida pela vigilância sanitária local e a acreditação emitida pelo Inmetro para os ensaios que solicitam a habilitação na Reblas. Os laboratórios que já eram habilitados poderão manter-se na Rede apenas com o encaminhamento à Anvisa da acreditação e da licença sanitária, no prazo de 120 dias contados a partir da publicação da resolução. A Rede será coordenada pela Gerência Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Anvisa (GGLAS). Ensaios Também foi aprovada uma resolução com os requisitos técnicos e organizacionais para o funcionamento de laboratórios públicos e privados que realizam ensaios em produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária. Esses laboratórios são responsáveis por realizar verificações de qualidade de produtos, validação de metodologias e padrões, entre outros. A resolução preenche uma lacuna regulatória, oferecendo diretrizes para nortear a inspeção de laboratórios analíticos por estados e municípios, assim como a emissão de Alvará ou Licença Sanitária. A norma define, por exemplo, como deverá ser a política de qualidade, infraestrutura, condições ambientais, recursos humanos, procedimentos e documentação para os laboratórios, além de indicar a necessidade de auditoria interna, medidas corretivas e preventivas, visando a obtenção de resultados seguros e rastreáveis. [Escopo de habilitação - REBLAS, clique aqui]