Análise Clínicas - Análise de Produtos - Prólab Biotecnologia

Notícias

03/02/2011 00:00:00

ÁGUA DE CHUVA

 

O que uma gota de água da chuva contém? Isto é, ela é totalmente potável ou há presença de outras substâncias contaminantes e microorganismos?

Por definição água potável é a água que pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de adquirir doenças por contaminação. É aquela cuja qualidade a torna adequada ao consumo humano  de acordo com os parâmetros exigidos pela Portaria nº 518 do ministério da saúde, sendo assim a da chuva não é potável.A água da chuva pode ser mais suja do que se pensa . Nas cidades mais poluídas a água da chuva vem acompanhada de dezenas de contaminantes. Nos campos e nas florestas a água é naturalmente mais limpa. Não existe água de chuva pura, composta só de água, em nenhum lugar do mundo, isso porque quando as gotinhas de chuva se formam, elas reúnem um pouco de tudo o que está na atmosfera e ao redor. Assim, a água da chuva vem acompanhada de  partículas sólidas e gases que ficam em suspensão. No campo a chuva costuma ser rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral, os temporais devolvem o sódio que evaporou com o sal da água do mar, a água pode apresentar-se mais salobra. Nas cidades grandes, principalmente, é mais perigoso, pode conter na sua chuva: amônio (produzida em processos de decomposição orgânica), nitrato (resultante da emissão de óxidos de nitrogênio pelos escapamentos dos carros ou seja queima de combustível), sulfato (vem do enxofre lançados com a queima de combustíveis), ácidos fórmicos  (liberados pela queima de combustíveis e plantas), ácido acético ( liberados pela queima de combustíveis e plantas). Lembrando também que quando a chuva cai, muita sujeira vem junto nas gotas, ou seja minúsculos grãos de poeira ,fuligem ou até mesmo vírus ,bactérias e protozoários.

Esses microorganismos, se existirem e forem ingeridos através da água da chuva, podem causar doenças aos seres humanos?

Sim,alguns tipos de bactérias, virus, helmintos e protozoários  podem causar doença.

Exemplos:

  • Diarréia e vômitoem geral, é uma infecção bacteriana , ou seja, ocorre após a ingestão de água contaminada.
  • Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão do vírus é fecal-oral através da ingestão de água contaminada.
  • Amebíase- É uma forma de disenteria provocada por um organismo microscópico chamado ameba. Uma das formas de transmissão se faz pela água contaminada com as fezes de indivíduo doente.
  • Cólera - Ocorre após a ingestão de água  contaminada  contendo  uma bactéria chamada vibrião colérico A cólera é uma doença que provoca nas pessoas, vômitos, diarréia e desidratação.

Para que serve então a água da chuva?

A água de chuva serve para usos não potáveis. Ela pode substituir a água potável da rede pública em diversas aplicações, tais como vasos sanitários, máquina de lavar, irrigação de jardins, lavagem de carros, limpeza de pisos, piscinas e diversos processos industriais. Além de utilizar uma fonte de água disponível e abundante e evitar o desperdício de água tratada (que tem um custo alto), a utilização de água de chuva pode trazer uma grande economia – em uma residência, pode chegar a 50% do consumo total, além de contribuir para a proteção deste recurso natural indispensável.A instalação básica compreende uma superfície de captação (geralmente o telhado), calhas e tubulação, filtro, reservatório (subterrâneo ou externo), e bomba para alimentação dos pontos de consumo (por gravidade, a partir de uma caixa d’água elevada ou por pressurização).

 Matéria escrita por Dra. Eliane G. Bravo, Farmacêutica, Bioquímica, Diretora Técnica do PRÓLAB BIOTECNOLOGIA.

 

                                                                                              

Últimas Notícias