SERVIÇOS
Teste do desafio microbiano em cosméticos - CHALLENGE TEST

O Teste de Desafio do Sistema Conservante consiste na contaminação proposital do produto com  inócuos de células/g de cada um dos microrganismos.Todos os cosméticos precisam conter conservantes para evitar a proliferação de fungos e bactérias, aumentando a vida útil e mantendo o bom aspecto do produto. Um produto livre de microrganismos que possam causar danos à saúde é uma exigência crescente, não só dos consumidores, mas também da ANVISA.

Cosméticos contaminados podem causar danos ao consumidor, gerando reclamações à empresa e à ANVISA, com consequentes perdas financeiras ou de imagem da empresa.

Para os cosméticos comercializados no Brasil, existe uma resolução formulada pela ANVISA / RDC 162/01, que lista todos os conservantes e suas concentrações permitidas, seguindo o modelo já utilizado na União Européia. Cada formulação pede um tipo específico de conservante. Em geral, formulações com maior quantidade de água (cremes e loções) estão mais propensas à contaminação e exigem combinações de conservantes com amplo espectro de atividade. A eficácia dos conservantes é testada ao final da produção, através de um teste chamado "Challenge-Test" , ou Teste do Desafio Microbiano, onde são inoculados microrganismos conhecidos no produto, e é feito o monitoramento do crescimento.

 

Neste ensaio o produto sofre contaminação proposital com  inócuos de células/g de cada um dos microrganismos: Staphylococcus aureus ATCC6538; Pseudomonas aeruginosa ATCC9027; Escherichia coli ATCC8739; Candida albicans ATCC10231 e Aspergillus niger ATCC 16404, e determinação da carga sobrevivente em determinados intervalos de tempo avaliados durante 28 dias.

O PróLab Biotecnologia tem as soluções para o atendimento à legislação sanitária vigente, com qualidade diferenciada e atendimento personalizado, seguindo rigorosamente os padrões exigidos por protocolos nacionais e internacionais.